PREVENIR
É SEMPRE MAIS FÁCIL
QUE TRATAR
RELAÇÃO ENTRE A BOCA E A SUA SAÚDE GERAL. VALE A PENA CORRER RISCOS?
Clínica Médica de Implantologia
CMI
O essencial para uma boa saúde dentária
Devido ao nosso compromisso com uma Medicina Dentária Preventiva, recomendamos aos nossos pacientes que façam um “check-up” pelo menos de 6 em 6 meses, até porque o que se passa na sua boca não fica apenas na sua boca.
A maioria dos problemas começam muito pequenos, mas depois evoluem para uma fase de rápido avanço.
Entre os mais comuns, estão:
• Acumulação de placa bacteriana;
• Gengivite;
• Cáries;
• Fratura ou queda de restaurações;
• Interferências de mordida.
PLACA
BACTERIANA
5 FASES

A placa bacteriana é uma película pegajosa de comida e bactérias, que se forma constantemente sobre os dentes (fase 1), podendo endurecer num espaço mínimo de 24 horas, para se transformar em tártaro.
Mesmo com uma escovagem e passagem do fio dentário adequados, a maioria das pessoas não consegue remover completamente a placa bacteriana todos os dias, como resultado o tártaro começa a acumular-se. A acumulação de placa bacteriana e tártaro, são a principal causa da gengivite, que é uma inflamação que faz as gengivas inchar e sangrar (fase 2). A gengivite é reversível, mas se não for tratada, pode levar à retração das gengivas (fase 3), perda de osso em torno do dente (fase 4) ou até a perda de dentes (fase 5).
Uma pequena cavidade de cárie pode facilmente ser resolvida, mas, se avançar para a camada interna menos mineralizada do dente (a dentina), pode atingir a câmara pulpar rapidamente, provocando muita dor e mais infeção (abcesso).
Dentes desalinhados ou ausentes, podem provocar problemas na articulação dos maxilares, tais como dor ou estalidos, dificuldade em abrir ou fechar a boca, dor de ouvidos ou de cabeça.
CONSULTA
PROFISSIONAL
EM QUE CONSISTE

Para evitar que estes problemas se tornem verdadeiramente sérios, recomendamos revisões a, pelo menos, cada 6 meses.
Numa consulta de Higiene Oral Profissional, iremos:
1. Remover tártaro e placa bacteriana;
2. Controlar e analisar as suas gengivas;
3. Medir o nível ósseo;
4. Pesquisar a presença de cáries;
5. Controlar a integridade das restaurações;
6. Examinar a sua mordida.