Este site utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência no website. Ao concordar, está a permitir a utilização de cookies em conformidade com a nossa política de privacidade.
21 Julho, 2021
Crianças e dentes de leites estão, nesta fase, de mãos dadas. Porém, quando a criança perde ou extrai estes dentes precocemente (essencialmente devido a cáries), é necessário encontrar uma solução para que os próximos dentes cresçam sem defeitos. Os mantenedores de espaço são um tipo instrumento muito útil para um crescimento forte e contínuo dos dentes e ideal para manter a saúde oral do seu filho.
Para clarificar algumas questões relevantes sobre este tema, contactamos a nossa especialista em odontopediatria, a Dr.ª Bárbara Cunha , que nos irá ajudar a responder da forma mais percetível às dúvidas de muitos pais:
Os mantenedores de espaço são pequenos aparelhos que servem, tal como o nome indica, para manter o espaço para a erupção e correto posicionamento do(s) dente(s) permanente(s). A sua colocação pode ser necessária quando ocorre perda precoce de um ou mais dentes de leite, seja por lesão de cárie ou por traumatismo. Ao não colocar este tipo de aparelho, poderá ocorrer movimentação dentária, conduzindo a perda de espaço e consequente necessidade de um tratamento ortodôntico mais complexo no futuro.
Os mantedores de espaço podem ser funcionais ou não funcionais, quando mantêm a função através de dentes de acrílico ou não, respetivamente. Os funcionais podem ser fixos, se cimentados pelo médico dentista em consultório e impedindo que a criança o retire, ou removíveis, se forem passíveis de remover em casa para higienização e alimentação. Os mais frequentemente utilizados são os de tipo fixo não funcional em variadas apresentações (coroa-ança, banda-ança, arco lingual, barra palatina)
O mantenedor de espaço, seja fixo ou removível, é mantido em boca até à erupção do(s) dente(s) permanente(s) e por isso, a sua duração de utilização é variável de caso para caso. Durante este período de tempo, é imprescindível a realização de controlos periódicos para averiguar a adaptação do aparelho e efetuar os ajustes necessários.
Como é possível entender, os casos de mantenedores de espaço são muito específicos e, claro está, variam de caso para caso. É por isso extremamente aconselhável um acompanhamento permanente do médico dentista/odontopediatra. A nossa clínica dentária e a Dr.ª Bárbara poderão ajudar a saúde oral do seu filho!
Recentes
10 Maio, 2021